O Brasil sofre de uma grande déficit habitacional. Milhões de pessoas vivem em condição de vulnerabilidade, não tendo condições de uma moradia minimamente digna. Para diminuir os impactos desse problema, existem programas de financiamento para construção de imóveis. 

Esse auxílio ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas significativamente. Milhares de pessoas já foram beneficiadas no país, veja se você pode ser também!

financiamento para construção para garantir a sua construção

O que é o financiamento para construção?

É um tipo de empréstimo, oferecido pelos instituições financeiras, para ajudar a custear a construção de um imóvel.

O valor desse subsídio tem a finalidade de ajudar pessoas de baixa renda a conquistar a casa própria.

Como funciona?

A instituição financeira arca com as despesas, combinadas em contrato, necessárias para a conclusão da construção do seu imóvel. O processo de financiamento é divido em duas modalidades:

  • Financiamento para construção em terreno próprio: é uma modalidade que te permite financiar 100% da construção, dando seu terreno como entrada. O banco consegue te dar o valor integral do imóvel, partindo do pressuposto que você já tem a propriedade do terreno 100% quitado. Esse lote precisa estar totalmente regularizado com o governo, com a documentação em dia e no pagamento do IPTU
  • Aquisição de terreno em construção: essa modalidade do financiamento é mais complexa. Nesse caso, o que está sendo negociado é tanto a compra dos recursos para a construção da casa, quanto a aquisição de um novo lote para esse feito. Além de ter que pagar mais do que a construção em terreno próprio, você fica sujeito a mais imprevistos por ter mais uma pessoa envolvida no processo.

Como solicitar o financiamento para construção?

Para fazer o financiamento para construção, você deve seguir os passos abaixo:

  • Escolher o banco que possa fazer o financiamento para construção para você. É ideal que você tenha uma conta corrente ativa nele e que tenha um bom relacionamento com ele. 
  • Apresentar um projeto detalhado da obra e um orçamento com os custos estimados,
  • Avaliar quais as condições para fazer o seu financiamento para construção. 
  • Fazer o cadastro para ter uma análise de crédito.
  • Apresentar toda a documentação exigida, como RG e CPF.
  • Conferir o valor negociado no acordo. 

Se tudo estiver certo, você será aprovado e já terá que pagar as parcelas mensais. 

Pré-requisitos para conseguir o financiamento

Ter um bom histórico fiscal é a base para a aprovação de todo tipo de financiamento. Não estar com seu CPF regularizado, pode fazer com seu financiamento imobiliário seja negado, por exemplo.

No financiamento para construção não é diferente. Existem vários critérios para avaliar se você terá condições de arcar com todas as parcelas da dívida. São eles:

  • Você deve ter mais de 18 anos no ato do pedido. 
  • Deve ter renda fixa mensal alta, que permita pagar o seu financiamento sem comprometer mais do que 30% do valor do salário. 
  • Deve ter comprovante de renda dos últimos meses trabalhados. A exigência pode ser de 3 a 6 meses, dependendo do banco. 
  • Não pode ter restrições em seu nome. Negativados não conseguem aprovação para o financiamento para construção. 
  • Você deve ter um score bem alto para conseguir a liberação mais rápida de seu financiamento para construção. 
  • Atender aos requisitos específicos da instituição financeira de sua escolha

Taxa de juros 

Em geral, as taxas de juros de tipo de financiamento são mais baixas do que a média do mercado, além de terem um tempo maior para o pagamento total da dívida.

Entretanto, essas taxas variam de acordo com o seu relacionamento com o banco. Isso faz com que você tenha taxas a partir desde 0,99%, até  15% ao mês. Por isso, o ideal é fazer uma cotação com seu banco para que tenha certeza de quanto vai pagar e conseguir negociar as taxas. 

Veja também o que está incluído nessas taxas, seja com relação a avaliações e tudo mais que está em torno da construção de seu imóvel, como documentação. Então, você terá mais facilidade na hora de escolher qual contratar.

Qual é o melhor banco para o financiamento?

Isso vai depender muito das condições oferecidas pelas cada instituição financeira. Grandes bancos privados podem te oferecer boas taxas de juros na hora da quitação total da dívida, entretanto, em contrapartida, o  financiamento para construção da Caixa pode te oferecer muitos benefícios na construção do imóvel em terreno próprio.

É importante conhecer a maior variedade possível das propostas de financiamento para construção. Dessa forma, você vai ter condições de avaliar o que faz mais sentido para sua realidade.

É vantajoso fazer um financiamento para construção?

Na grande maioria dos casos, sim. As baixas taxas de juros, e a possibilidade de um prolongamento da dívida, são grandes contribuintes para escolher essa opção.

Além disso, é de extrema importância que você se planeje bem financeiramente, evitando assim, riscos de não conseguir pagar as dívidas das parcelas.