Um financiamento pode ser o sonho para muitas pessoas que estão buscando conquistar sua casa própria e não possuem o dinheiro suficiente para comprá-la a vista.

Porém, em alguns casos, muitas parcelas são feitas, o que pode trazer um número maior de taxa de juros. Assim, uma ótima alternativa para economizar, é reduzir o número de parcelas.

Já em outros casos, o valor estipulado no financiamento para as parcelas pode atrapalhar a renda mensal da pessoa, que estará gastando mais do que deveria. Nesse caso, é possível aumentar o número de parcelas e reduzir o valor.

Ou seja, existem diferentes formas de reduzir parcela de financiamento, continue lendo que vamos te mostrar as principais estratégias!

Quais os principais cuidados na hora de reduzir parcela de financiamento? 

Homem em um banco descobrindo Como reduzir parcela de financiamento.

Pagar um valor mais baixo nas parcelas de financiamento é um sonho para todas as pessoas que estão com alguma dívida. Mas, por mais que isso pareça uma ótima opção, existem alguns cuidados que devem ser tomados quando essa decisão é tomada.

A primeira delas, é com o valor das taxas, que podem ser alteradas bruscamente dependendo do quanto você quer diminuir.

Além disso, é também importante que você analise se existem outros métodos para te ajudar a reduzir essas parcelas.

Um cuidado que recebe extrema importância é o pagamento sem atrasos de todas as parcelas, o que te ajuda a evitar endividamentos.

Tem como diminuir o valor da parcela de um financiamento? 

Para diminuir o valor da parcela de um financiamento, ou diminuir o número de parcelas de um financiamento, é preciso seguir algumas estratégias.

Para te ajudar, trouxemos algumas dicas que você pode usar para fazer esses dois processos.

Confira a seguir! 

Negociando a taxa de juros

Uma boa estratégia é realizar negociações das taxas de juros, para tentar conseguir um valor justo que seja compatível com o seu orçamento.

Essa opção deve ser negociada em conjunto com o seu financiador, que te dará a melhor opção de redução de taxa para você.

Se essa opção não for aceita, tente solicitar uma portabilidade de crédito para trocar uma dívida mais cara por uma mais barata.

Utilizando o FGTS

O seu FGTS também pode ser usado para reduzir as parcelas de financiamento, servindo para amortizar ou até mesmo quitar as suas dívidas.

Para utilizá-lo você precisa seguir algumas pequenas regras, como não ter parcelas atrasadas, o financiamento deve estar em seu nome e utilizá-lo somente a cada 2 anos. A última regra é ter o financiamento feito pelo Sistema Financeiro de Habitação.

Se você seguir todas as regras listadas acima, é possível que você use o dinheiro do seu FGTS nesse processo.

Ampliando o prazo de pagamento 

Ampliar o prazo de pagamento irá reduzir bastante o valor pago mensalmente, mas com os juros pode acabar ficando um pouco mais caro.

Essa opção irá tornar o número total de parcelas pagas maior, porém o valor pago mensalmente será reduzido.

Dessa forma, é uma excelente alternativa para quem não está conseguindo pagar o valor mensal e se manter com o próprio salário.

Amortização dos juros 

A amortização dos juros é uma excelente alternativa caso você tenha um dinheiro guardado e deseja utilizá-lo para reduzir o valor total.

Sendo assim, você pode antecipar o pagamento de uma ou mais parcelas, diminuindo o valor dos juros, final e mensal.

Usar o dinheiro de uma renda extra, 13° salário, e até mesmo as bonificações recebidas pode ajudar você a receber descontos nos valores.

Em um refinanciamento 

O refinanciamento do seu imóvel é uma opção pouco viável, já que necessita de um novo processo que pode ser demorado.

Mas essa é uma opção que serve para substituir o antigo débito por um novo com outras condições de pagamento.

Se for optar por essa opção, compare os custos totais para garantir que não está tomando a decisão errada.

Por meio de outras linhas de crédito

Uma forma um pouco complexa de reduzir as parcelas de financiamento é o uso de outras linhas de crédito, utilizando um crédito para quitar a dívida mais cara e trocando-a por uma dívida mais barata.

Um dos meios é o empréstimo consignado, que pode possuir uns juros de 1,5% ao mês, diferentemente dos 3% do financiamento.

Mas existe a possibilidade de fazer o empréstimo com garantia, que também possui taxas menores.

Aumentando o valor de entrada 

Uma das opções a se considerar, é o aumento do valor de entrada, o que pode ser uma excelente alternativa para minimizar o valor das prestações.

Você pode usar o seu FGTS, 13° Salário, empréstimos, renda extra e também as bonificações recebidas.

Essa é uma opção mais simples, que você pode fazer a qualquer momento do financiamento, diferentemente de algumas opções.

Você descobriu como reduzir parcela de financiamento? Aproveite as estratégias para ter melhorias na sua vida financeira.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo! Continue acompanhando outras publicações do site para mais informações sobre imóveis.

Quer uma ótima sugestão? Leia também o nosso conteúdo sobre alguns erros no financiamento imobiliário que você precisa evitar!