Segundo balanço divulgado pelo governo federal, foi registrado um recorde no valor médio do pagamento do Bolsa Família em maio. Milhões de famílias serão contempladas com a quantia de R$ 676,45 assim que os pagamentos se iniciarem. Até então, o recorde era de R$ 670,49 por família.

Para a conclusão desse objetivo, o governo também fez o maior investimento na história do programa. Cerca de R14,1 bilhões serão investidos para auxiliar as 21,2 milhões de famílias brasileiras.

valor médio recorde do Bolsa Família Direitos autorais: Copyright (c) 2020 rafapress/Shutterstock

Mais famílias beneficiadas

Juntamente com o anúncio do recorde no valor médio do pagamento do Bolsa Família, o governo também informou que mais de 1 milhão de famílias foram incluídas no programa desde março, período em que foi relançado.

Foi realizada uma reformulação completa do Bolsa Família em 2023. Além dos valores e faixas de renda alteradas, os critérios de ingressão ao auxílio também mudaram. Como consequência disso, muitas pessoas foram incluídas ou excluídas do programa.

Desde sua criação, muitas mudanças aconteceram na realidade do cotidiano dos brasileiros. A reformulação do Bolsa Família foi feita justamente pensando em adaptar o programa para os dias de hoje, visando o objetivo de conseguir contemplar o máximo de famílias possível.

O balanço também apurou o alcance do programa ao redor do Brasil. O estado de São Paulo apresenta o maior número de famílias que passaram a ser beneficiadas pelo subsídio, com um número maior de 45 mil. Bahia e Minas Gerais seguem logo em seguida, com 23,3 mil e 20,8 mil, respectivamente.

Pagamento no mês de maio

A data de pagamento do auxílio é determinada por um calendário estipulado pelo próprio governo federal. No mês de maio, o início do pagamento do benefício foi programado para o dia de 18, tendo fim no dia 31.

A data sempre é baseada no número do seu NIS, indicado na parte frente do cartão do Bolsa Família. Você também pode consulta-lo através do site do Meu INSS.