Refinanciamento de imóvel: Entenda como funciona e se vale a pena
Muitas vezes, para evitar dívidas, algumas medidas devem ser tomadas para que sua vida financeira seja protegida.
Uma das formas mais comuns de trazer essa proteção, é refazer o financiamento, de forma que você consiga novos valores a serem pagos.
Isso é uma alternativa para quando se busca diminuir os valores das taxas, e até mesmo os valores mensais a serem pagos.
Se quer saber mais sobre o refinanciamento de imóvel, continue lendo para entender como ele funciona!
Como funciona um refinanciamento de imóvel?
Um refinanciamento de imóvel é uma forma de trocar o contrato de um financiamento por outro, alterando detalhes como o prazo e valores de parcelas.
Sendo assim, diferentemente do financiamento, o processo pede que você use o seu imóvel como uma garantia de que você fará o pagamento do seu imóvel.
O valor do seu empréstimo pode chegar a até 60% do valor do imóvel oferecido como garantia, o que acontece devido a um contrato de alienação fiduciária.
Nesse tipo de empréstimo, o seu imóvel passa a ser da credora até a quitação do empréstimo, servindo como garantia. Mas não se preocupe, você ainda terá posse sobre o bem, podendo residir ou alugar ele.
É possível refinanciar um imóvel não quitado?
Sim, é sim possível utilizar um imóvel que ainda não foi quitado completamente para realizar o refinanciamento.
Nesse caso, os valores das parcelas restantes também serão calculados com os descontos e multas, para ter o valor do empréstimo.
Dessa forma, o imóvel será quitado dentro da operação de forma que toda a sua documentação fique em dia, e o cliente consiga fazer o refinanciamento em seu nome.
Para quem o refinanciamento de imóvel é indicado?
O refinanciamento de imóvel é mais indicado para quem precisa de um valor muito alto de crédito com um prazo maior do que o anterior.
Além disso, é indicado que pessoas que precisam organizar sua vida financeira. Por meio dele, é possível alongar as parcelas a serem pagas, com juros menores, facilitando o pagamento da dívida.
Quais as vantagens de refinanciar um imóvel?
Existem diversas vantagens em realizar um refinanciamento, principalmente para a sua vida financeira.
Uma das maiores vantagens, é a possibilidade de ajuste de parcelas, taxas e multas oferecidas por essa modalidade.
Ajuda para quitar as dívidas
Refinanciar o seu imóvel, é uma excelente maneira de quitar suas dívidas, aliviando um pouco a sua vida financeira.
O valor obtido pelo empréstimo, pode ser útil para muitas outras funções, como investir em negócios próprios, reformas e até mesmo a compra de um imóvel.
Para isso, é preciso que você saiba como contornar suas dívidas, e como conseguir estabilizar a sua vida financeira.
Maior prazo de pagamento
O prazo anterior do financiamento do seu imóvel, será aumentado para que você consiga pagar seu imóvel em um tempo maior.
Esse prazo pode ser aumentado em até 20 anos, o que torna o processo mais simples, te oferecendo um tempo mais flexível para o planejamento.
Portanto, essa vantagem torna o refinanciamento uma excelente opção para quem precisa equilibrar sua vida financeira, e ter um tempo maior para pagar.
Taxas menores
As taxas de juros de um financiamento são consideravelmente maiores do que as taxas de um refinanciamento.
Nesse tipo de financiamento, existem três tipos de taxas, sendo elas: o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), prêmio dos seguros de Morte ou Invalidez Permanente (MIP), e a taxa sobre os Danos Físicos do Imóvel (DFI).
Contudo, todos esses impostos cobrados, em conjunto ao valor total, formam um valor montante muito menor do que o comum visto em financiamentos.
Crédito para negativado
Obter um crédito sendo negativado é muito complicado, porém em casos como o refinanciamento de imóvel, é sim possível.
Em casos de pessoas negativadas, você necessitará de um prazo maior para receber sua aprovação, e também pode receber taxas maiores devido ao seu crédito.
Além disso, os prazos de pagamento para quitar o seu refinanciamento podem ser bem mais baixos do que o comum, para assegurar o financeiro da credora.
Há desvantagens no refinanciamento?
Sim, existem algumas desvantagens que podem surgir no refinanciamento do seu imóvel por mais que ele seja considerado a modalidade mais vantajosa que exista no mercado.
Uma das maiores desvantagens dessa modalidade, é a demora para receber o seu dinheiro do empréstimo. Isso pode ser um grande problema para o financiador, já que ele ficará um bom tempo sem respostas a respeito do seu dinheiro.
Outra desvantagem, diz respeito ao seu bem dado como garantia, isso significa que, caso você não pague o seu refinanciamento em dia, o seu imóvel pode correr o risco de ir a leilão.
Como contratar o refinanciamento de imóvel?
Para conseguir contratar o refinanciamento de imóvel, você vai ter que seguir alguns passos:
- Faça a solicitação – Procure por uma credora, e faça uma simulação preenchendo alguns dados, se for do seu interesse, solicite.
- Avalie a empresa credora – Procure por análises que indiquem se o banco é ou não confiável para garantir sua segurança.
- Análise de crédito – Analise minuciosamente todas as partes do empréstimo, para garantir que não haverão dores de cabeça futuras.
- Análise Jurídica – Nessa fase, os seus documentos serão analisados para garantir a veracidade e adequação às políticas.
- Vistoria do imóvel – Seu imóvel passará por uma vistoria, para que o cálculo do valor que será emprestado aconteça.
- Assinatura do Contrato – Chegando a hora de começar o seu refinanciamento de verdade, o contrato com todos os valores, prazos e informações deverá ser assinado.
- Registro em cartório – Como todos os documentos que envolvem o financiamento, você precisará registrar o seu contrato em um cartório para garantir seus direitos.
- Liberação do recurso – Por fim, você precisará aguardar o seu empréstimo ser liberado pelo banco, essa é a última fase do processo, restando apenas o pagamento de todas as parcelas.
Você descobriu como funciona o refinanciamento de imóvel? Aproveite as estratégias ensinadas para ter melhorias na sua vida financeira.
Assim, esperamos que você tenha gostado do conteúdo! Continue acompanhando outras publicações do site para mais informações sobre imóveis.
Quer uma ótima sugestão? Leia também o nosso conteúdo sobre como reduzir a parcela de financiamento!